sexta-feira, 30 de maio de 2008

Santa Maria Egipcíaca

Olá Queridos!

Pesquisei na internet um pouco da santa citada por Bóris Schnaiderman na palestra do dia 08/05. Dostoiévski tinha como referência para suas personagens femininas a figura de Santa Maria Egipcíaca, em especial Nástacia Filíppovna. Abaixo segue a estória dessa Santa, que por sinal é muito interessante.





Santa Maria Egipcíaca “Uma prostituta que se converteu”
Maria, antes de cumprir doze anos de idade e levada por seu amor à liberdade, decidiu ir embora de casa. Maria era uma garota que não sabia controlar suas paixões e caiu na prostituição, à qual se dedicou por 17 anos de sua vida, contudo não fazia isso por interesse ou por dinheiro, mas por gosto. Ninguém conseguiu persuadí-la a não seguir este caminho, ao contrário, houve muitas tentações para cair e permanecer.Certo dia, decidiu se juntar a um grupo de peregrinos que se dirigiam à Terra Santa, movida unicamente pela curiosidade, pagou a passagem com o próprio corpo, prostituindo-se com os marinheiros. Na Cidade Santa, no meio da multidão, tentou entrar na Igreja do Santo Sepulcro, mas uma força estranha não lhe permitiu entrar e escutou uma voz que lhe dizia que não era digna de passar porque vivia em pecado. Nesse momento, compreendeu que não podia fazê-lo e, arrependida, ajoelhou-se diante de Nossa Senhora e prometeu que se entrasse ao templo santo, deixaria a vida de pecado para se dedicar à oração. Tentou entrar de novo e conseguiu. Ali chorou por muito tempo e pediu perdão por seus pecados.Depois disto, Maria decidiu cumprir sua promessa e se retirou ao deserto, onde levou uma vida de intensa oração e amizade com Deus. Mas esse tempo não foi tão fácil para ela, já que durante 17 anos foi tentada a continuar com a vida de antes, todavia, confiando no amor de Nossa Senhora, ela obtinha forças para resistir.Muito tempo depois, o abade Zósimo a encontrou ali e levou-lhe à comunhão. Após isto, combinaram para ver-se algum tempo depois para que Maria recebesse de novo a comunhão, porém quando o abade Zósimo regressou a encontrou morta, no deserto, uma sexta-feira da paixão.Assim, uma grande pecadora arrependida, com a ajuda de Deus, agora é uma grande Santa. É homenageada em abril e no quinto domingo da quaresma.

Adriana Cubas


Um comentário:

Unknown disse...

Maria, Marie. Geni, de Toda nudez será castigada, a santa puta santa de Nelson Rodrigues. Je vous salue, Marie. A dama das camélias. Cabíria. Beijos e boa leitura a todos, Vadim.

"Balada de Santa Maria Egipcíaca"
- Manuel Bandeira, em "O ritmo dissoluto"

Santa Maria Egipcíaca seguia
Em peregrinação à terra do Senhor.

Caía o crepúsculo, e era como um triste sorriso de mártir.

Santa Maria Egipcíaca chegou
À beira de um grande rio.
Era tão longe a outra margem!
E estava junto à ribanceira,
Num barco,
Um homem de olhar duro.

Santa Maria Egipcíaca rogou:
- Leva-me ao outro lado.
Não tenho dinheiro. O Senhor te abençoe.

O homem duro fitou-a sem dó.

Caía o crepúsculo, e era como um triste sorriso de mártir.

- Não tenho dinheiro. O Senhor te abençoe.
Leva-me ao outro lado.

O homem duro escarneceu: - Não tens dinheiro,
Mulher, mas tens teu corpo. Dá-me o teu corpo, e vou levar-te.

E fez um gesto. E a santa sorriu,
Na graça divina, ao gesto que ele fez.

Santa Maria Egipcíaca despiu
O manto, e entregou ao barqueiro
A santidade da sua nudez.